Seguidores

quarta-feira, 2 de maio de 2018

AS NUVENS E SEUS ENCANTOS


CURIOSIDADE SOBRE AS NUVENS

AS NUVENS E SEUS ENCANTOS
Esta foto fotografei quando estava voltando do hospital,olhei e achei parecida com a cabeça de um leão sobre as palmeiras. Identifiquem.

O céu é um espaço que nos encanta e guarda segredos.  O céu, as nuvens, sempre atraíram minha atenção desde criança.


As nuvens, despertam muita curiosidade por causa daquela aparência de algodão. As nuvens evoluem e aparecem em uma variedade infinita de formas no céu. No entanto, há um número limitado de formatos catalogados. 

Assim, as nuvens são agrupadas em gêneros, espécies e variedades. É uma ideia parecida com os sistemas de classificação de plantas e animais. Os nomes dados às nuvens têm origem no latim.

Existem poucas coisas mais bonitas do que as nuvens brancas macias que flutuam em um céu azul. Nós tendemos a pensar que elas são levinhas como algodão. No entanto, as nuvens são realmente muito pesadas.


Ao contrário do que muita gente pensa, as nuvens não são compostas por vapor, isto é, pela água em seu estado gasoso. Na realidade, elas são formadas por minúsculas gotinhas de água e cristaizinhos de gelo que, devido ao seu diminuto tamanho, ficam em suspensão na atmosfera.


A média de uma formação de nuvens (formadas por gotículas de água) é de cerca de quinhentas toneladas. Mas e como ela flutua com esse peso todo? Bem, ela só consegue isso porque a atmosfera em torno dela é também muito pesada.


Sabia que as nuvens não são brancas? Conforme explicamos no item anterior, elas são formadas por gotículas de água e cristais de gelo — e ambos, como você sabe, são transparentes. Entretanto, nós vemos as nuvens como sendo brancas porque as partículas dispersam a luz em todas as direções, dando às nuvens a coloração esbranquiçada que nós vemos. Esse processo, aliás, é conhecido como Dispersão de Mie.


Assim como as nuvens comuns não são brancas, as das tempestades também não são realmente cinzentas. Elas dão a impressão de ter essa tonalidade porque, quando a luz solar atravessa uma nuvem, parte dela fica acaba ficando retida em seu interior.

Mais especificamente, se a nuvem for bastante espessa ou se o tamanho das gotículas de água e cristais de gelo for maior, a retenção da luz também será mais intensa — e é por causa desse processo que, quando olhamos para nuvens carregadas e tempestuosas a partir do solo, elas parecem ser mais escuras e até enegrecidas.


Na verdade, para que as gotinhas — e os cristais de gelo — possam surgir e dar origem às nuvens, é necessário que haja algum tipo de partícula em suspensão, como grãos de poeira, sal marinho e elementos contaminantes. Eles servem de núcleo (os chamados “núcleos de condensação”) ao redor do qual a água se acumula e produz as gotas que, eventualmente, caem na Terra na forma de chuva.

Sabe a névoa? Ela nada mais é do que uma nuvem que se encontra perto do solo e, para que ela se forme, é necessário que não haja muito vento e que exista bastante umidade no ar, seja por causa da proximidade com o mar ou algum rio ou resultante das baixas temperaturas do inverno.


A bordo de um avião:
Observar as nuvens de dentro do avião durante uma viagem pode ser uma oportunidade de ver formas completamente diferentes daquelas que enxergamos ao olhar da superfície da Terra. Será possível ver a distribuição vertical das nuvens, pois você estará a aproximadamente 11 mil metros do chão. A aparência vai variar com a posição da aeronave no céu.


É muito importante para a humanidade entender as nuvens porque elas conduzem o ciclo da água e sistemas climáticos. A simples observação ajuda a determinar condições de tempo associadas, como por exemplo, saber se vem chuva por aí!



Quer saber mais visite estes sites:




14 comentários:

  1. Gostei muito dessa partilha, pois me acresceu conhecimentos mais co sistentes do que aqueles aprendidos lá em outrora, quando fazia o ginasial nas aulas de ciências.
    Abraços afetuosos!

    ResponderExcluir
  2. Tão bom aprender sempre mais! Adoro as nuvens e só poderia adorar te ler! bjs, chica

    ResponderExcluir
  3. Me gusta contemplar las nubes. Un instructivo post.
    Gracias.

    ResponderExcluir
  4. que legal Lourdes, sempre bom aprender! Desde criança gosto muito de observar nuvens, aliás, acho que isso é quase unanimidade! Obrigada pela visita!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. A volte le nuvole hanno delle forme originali che alimentano i sogni della nostra fantasia
    Un abbraccio, cara,silvia

    ResponderExcluir
  6. Lourdes as nuvens sempre me encantaram,e mamãe dizia tantas coisas quando apareciam desenhos formados.
    Quando haviam muitas bem juntas,dizia que eram carneirinhos e assim fui criada em amar o céu,as nuvens e tudo mais.
    Adorei o que você nos compartilhou.
    Bjs-Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  7. Fotos bonitas e muito interessantes.
    Abraço

    ResponderExcluir
  8. Isso foi uma aula maravilhosa, além de você ter conseguido belíssimas fotos! Parabéns pela postagem deslumbrante, querida Lourdes. Uma boa semana.

    ResponderExcluir

Uma das coisas maravilhosas da vida é termos amigos, reais e virtuais. AMIGOS!
Obrigada pela visita e por deixar comentário. Sua presença me alegra e enriquece minhas postagens.
Sigam meus blogs, será um prazer.
http://filosofandonavidaproflourdes.blogspot.com.br/
https://professoralourdesduarte.blogspot.com.br/