Seguidores

quarta-feira, 16 de maio de 2018

A ÁGUA - Aquífero Guarani: maior reserva de água doce do planeta



A ÁGUA 

Quanta beleza, quanta utilidade, quantas finalidades nos traz esse elemento da natureza! Elemento que não sabemos aproveitar, desperdiçando-o, poluindo-o.
Se a humanidade soubesse quantos danos está causando à natureza, quem sabe não voltaria atrás para desfazer o erro no qual se envolveu...
Tudo é despejado na água sem um critério sequer. 



Quem dera Deus, que a água pudesse ser usada não apenas para a higiene, mas também para lavar a consciência de muita gente.

Se não cuidarmos hoje desse líquido tão precioso, as gerações futuras irão ser exterminadas depois de muito sofrimento.





Aquífero Guarani: maior reserva de água doce do planeta


A grande reserva de água subterrânea existente no Aquífero Guarani é suficiente para fornecer água potável ao mundo por duzentos anos
No Brasil, um dos aquíferos subterrâneos de maior importância é o Aquífero Guarani,  considerado a maior reserva de água doce do planeta, com um volume de água estimado em aproximadamente 55.000 km³ e uma profundidade máxima em torno de 1.800 m. Com uma capacidade de recarga de aproximadamente 166 km³, ao ano, por precipitação, a grande reserva de água subterrânea existente no aquífero é suficiente para fornecer água potável ao mundo por duzentos anos.

Esse gigante possui uma espessura média em torno de 100 m, mas, em alguns locais, pode chegar a 130 m, estendendo-se desde a Bacia Sedimentar do Paraná até a Bacia do Chaco - Paraná, no Centro-Leste da América do Sul, entre 12° e 35° de latitude Sul; e 47° e 65° de longitude Oeste, subjacente a quatro países: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.

A área total do Aquífero Guarani é calculada como sendo em torno de 1,2 milhões km². Deste total, cerca de 840.000 km² situam-se no subsolo do Centro - Sudeste do território brasileiro; 225.500 km² no Nordeste da Argentina; 71.700 km² no Sudeste do Paraguai; e 58.500 km² no Nordeste do Uruguai.

No Brasil, o aquífero ocorre nos estados de Mato Grosso do Sul (213.200 km²), Rio Grande do Sul (157.600 km²), São Paulo (155.800 km²), Paraná (131.300 km²), Goiás (55.000 km²), Minas Gerais (51.300 km²), Santa Catarina (49.200 km²) e Mato Grosso (26.400 km²). No território nacional, sua dimensão Norte - Sul atinge uma extensão em torno de 2.000 km.

A imensa reserva de água é constituída por rochas sedimentares que datam de 190 milhões de anos - do triássico superior ao jurássico inferior, denominada arenito Botucatu. Este depositou-se em ambiente desértico, composto por grãos sedimentares com elevada homogeneidade e baixa presença de material fino entre eles. Isso confere ao arenito alta porosidade e permeabilidade que o torna um excelente reservatório de água subterrânea.

Nas regiões marginais da Bacia Sedimentar do Paraná, o arenito Botucatu está exposto à superfície, ou seja, aflora no terreno. Nesses locais de afloramento, ocorre a recarga do aquífero. Entretanto, ele se torna cada vez mais profundo, à medida que transpassa as partes centrais da Bacia, sendo recoberto por espessas camadas de rochas vulcânicas basálticas, além de camadas de arenitos mais recentes.

Nas regiões onde o arenito encontra-se recoberto por rochas vulcânicas, não há recarga e o sistema está confinado, ou seja, é artesiano, chegando a profundidades de até 1.500 metros. Apesar dessa profundidade, como é um sistema confinado, a água sobe, chegando a pouco menos de 100 m da superfície, havendo locais onde a pressão é suficiente para que a água jorre espontaneamente pela boca do poço.

Por apresentar uma elevada permeabilidade, a vazão dos poços perfurados nesse aquífero ultrapassa os 500 m³/h, com um rebaixamento de apenas 150 m do nível d'água no poço, antes do bombeamento da água.

Infelizmente, o Aquífero Guarani corre grande risco de ser contaminado, devido à poluição do solo, bem como das águas que se infiltram nele. Por isso, devem ser implementados programas que conscientizem a população quanto à sua preservação e importância para a humanidade.



O Aquífero Guarani, manancial subterrâneo de onde sai 100% da água que abastece Ribeirão Preto, cidade do nordeste paulista localizada a 313 quilômetros da capital paulista, está ameaçado por herbicidas.



A contaminação da água doce que circula pelo planeta é cada vez maior, seja causada por agrotóxicos e fertilizantes químicos usados na agricultura, por resíduos de processos industriais, por esgotos domésticos e por lixões, 



Por Andréa Oliveira.

https://www.cpt.com.br/cursos-meioambiente/artigos/aquifero-guarani-maior-reserva-de-agua-doce-do-planeta

5 comentários:

  1. Muito interessante. A água é essencial à vida..Adorei

    Hoje:- Não sofras por não me teres, não é verdade.

    Bjos
    Votos de uma óptima Quinta - Feira

    ResponderExcluir
  2. Cerchiamo sempre di non sprecare l'acqua, elemento indispensabile alla nostra vita...
    Un saluto,silvia

    ResponderExcluir
  3. Que lugar lindo, adorei conhecer pelo seu olhar.
    Bjos, tenha uma ótima sexta.

    ResponderExcluir

Uma das coisas maravilhosas da vida é termos amigos, reais e virtuais. AMIGOS!
Obrigada pela visita e por deixar comentário. Sua presença me alegra e enriquece minhas postagens.
Sigam meus blogs, será um prazer.
http://filosofandonavidaproflourdes.blogspot.com.br/
https://professoralourdesduarte.blogspot.com.br/