Seguidores

sábado, 17 de março de 2018

O QUE SÃO CACTOS




Cactos
Por Marina Martinez


Os cactos são plantas espinhentas, pertencentes à família das cactáceas (cactaceae). Conseguem sobreviver em ambientes extremamente quentes ou áridos, pelo fato de terem a capacidade de acumular água em seus tecidos.


Caracterizam-se por serem cilíndricos, globosos, angulosos ou achatados, e possuem variados tamanhos. O mais alto é o Pachycereus pringlei, cuja altura máxima registrada foi a de 19,20 metros. 

Já o menor registrado é o Blossfeldia liliputiana, dos Andes Bolivianos, com cerca de apenas um centímetro de diâmetro.


Suas folhas são reduzidas e foram modificadas em espinhos para se adaptar às necessidades da planta. Somente reduziram seu tamanho de modo a diminuir a área de superfície pela qual a água é perdida pela transpiração. Existem espécies cujas folhas são notavelmente grandes e normais, enquanto em outras espécies são minúsculas. 


Os espinhos, predominantes nos cactos crescem de estruturas chamadas de areolas. O caule grosso e cascudo é fundamental para sobrevivência da planta. É ele que é responsável pela respiração, pois no caule que se localizam os estômatos. Além disto, no caule também é armazenada a água.


As flores são isoladas, em geral muito grandes, radialmente simétricas e hermafroditas. Abrem tanto durante o dia como também durante a noite, dependendo da espécie. 


Todas as espécies de cactos florescem, porém existem alguns tipos que somente irão florescer após 80 anos de idade ou atingir altura superior a dois metros.

  Algumas espécies produzem frutos comestíveis, como é o caso da Opuntia Fícus, também conhecido como figo-da-índia, e o Hylocereus.


Os cactos são encontrados nas Américas, desde o Canadá até a Patagônia, como também no Caribe. Possuem expectativa de vida elevada, podendo sobreviver mais de 200 anos. Na região Nordeste do 

Brasil, é muito comum encontrar o cacto mandacaru (Cereus peruvianus). Há, também, os cactos chamados 'flores-de-maio', que são cactos ornamentais encontrados com grande facilidade em floriculturas e que, na natureza, ocorrem em florestas que vão do estado de Santa Catarina até o estado do Espírito Santo.

Cactos em risco de extinção


Quase um terço dos cactos do mundo sofre alguma ameaça de extinção, segundo. A avaliação é resultado de um esforço internacional liderado pela ecóloga mexicana Bárbara Goettsch, da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês). “A partir de workshops e grupos de trabalho que compilaram trabalhos publicados, além de nosso próprio conhecimento, foi possível avaliar a situação de quase todas as espécies da família das cactáceas que existem no mundo e todas as 260 espécies que ocorrem no Brasil”, conta a botânica Daniela Zappi, do Jardim Botânico Real de Kew, na Inglaterra.

 No mundo são 1.480 catalogadas, quase exclusivamente nas Américas – uma única espécie ocorre naturalmente na Ásia e na África – e apenas duas não foram incluídas no estudo por falta de dados. Além de Daniela, também participaram da avaliação os botânicos brasileiros Marlon Machado, da Universidade Estadual de Feira de Santana, na Bahia, e João Larocca, da Fundação Gaia, no Rio Grande do Sul (veja na galeria de imagens um pouco dessa diversidade).



Cultivados no mundo inteiro, os cactos são usados como ornamento em vasos ou em jardins decorativos.


 O cacto dourado do tambor (Echinocactus grusonii) é uma espécie muito valorizada em projetos de paisagismo. 


 É importante lembrar que estas plantas preferem ambientes abertos e com muita insolação, e não suportam excesso de umidade. Quem deseja cultivar cactos deve estar ciente destas informações.




Esta é uma pequena demonstração da beleza da natureza.
ão muito espinhos mas a beleza e a delicadeza das flores supera os espinhos

Os cactos nos dão uma grande lição. Se até eles que são cobertos de espinhos,
têm flores lindas para mostrar...
então qualquer ser humano por mais  coração duro que seja,
em algum momento terá sempre um pouco de amor para dar.




Todas as fotos foram retiradas da net.

Fontes:
FONTE https://www.infoescola.com/plantas/cactos/
http://revistapesquisa.fapesp.br/2015/10/05/cactos-em-risco-de-extincao/

15 comentários:

  1. Gostei demais da sua publicação. Parabéns pela beleza perfumada que nos traz.~~

    Hoje:- A Chuva lava-me a alma.

    Bjos
    Votos de um Sábado Feliz.

    ResponderExcluir
  2. Cactus são difíceis de plantarmos,requerem muitos cuidados,mas adorei todos que você nos mostra.
    Obrigada por compartilhar amiga Lourdes.
    Bjs-Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  3. Oi Lourdes, são lindos mesmo, adoro observar...Minha mãe tem vários dos pequenos, tem mão boa para eles, eu já sou uma negação!
    Fiquei impressionada com o tamanho do maior...uau!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Mana !Que postagem linda Lourdes! estou pensando em plantar cactos no meu jardim, fiquei encantada! Abraços

    ResponderExcluir
  5. Anche se durano poco tempo, sono bellissimi e particolari i fiori di cactus. Queste piante resistentissime a tutti gli ambienti rappresentano un piacevole ornamento.
    Buona domenica e un sorriso,silvia

    ResponderExcluir
  6. Nunca consegui cultivá-los, sempre morrem por excesso de água pois não encontrei nunca a medida certa...só sirvo para ter plantas tropicais que adoram uma boa rega, kkk...
    Mas são realmente lindos e exuberantes, exemplos de resiliência e força.
    Uma feliz semana!
    Bíndi e Ghost

    ResponderExcluir
  7. Oi querida belos cactos, bjs no coração

    ResponderExcluir
  8. O marido adora cactos e eu comecei a gostar por causa dele =)
    Bonitas imagens.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  9. Uma postagem altamente cultural e você a fechou poeticamente fazendo essa analogia do cactus com os sentimentos e a beleza que há em cada um de nós. Mesmo com os espinhos, podemos sim, cultivar o amor, a paz e a bondade.
    Beijos e uma semana bem feliz!

    ResponderExcluir
  10. Olá, gostei do seu blog é muito interessante, eu tenho um blog onde escrevo os meus textos de diferentes temas , Fico aguardando a sua visita se gostar pode me seguir.
    Cumprimentos

    ResponderExcluir
  11. Sou apaixonada por cactos e fiquei maravilhada em poder fazer essa viagem no meio dessa paisagem linda....😍😍😍

    ResponderExcluir
  12. Adorei sua reportagem!

    ResponderExcluir

Uma das coisas maravilhosas da vida é termos amigos, reais e virtuais. AMIGOS!
Obrigada pela visita e por deixar comentário. Sua presença me alegra e enriquece minhas postagens.
Sigam meus blogs, será um prazer.
http://filosofandonavidaproflourdes.blogspot.com.br/
https://professoralourdesduarte.blogspot.com.br/