Seguidores

sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Ipê ou Pau d’arco

         

      O meu município tem o nome Bom Jardim.
      O que deu origem a  esse nome?
FOTO RECENTE


     Segundo os historiadores, foram os Pau-d’arcos ou Ipês.
    Os campos eram todos cobertos da linda árvore, nas cores, amarela, roxa, branca e rosa. O capelão que vinha celebrar missas no pequeno vilarejo, ao ver os campos floridos, exclamou! És um Bom Jardim!

   Na atualidade, ainda se tem cultivada algumas árvores nos campos e na cidade. 
     No centro da cidade tem em uma praça com o nome, PRAÇA DE SÃO SEBASTIÃO, onde tem uma capelinha do Santo, que todos os consideram um Padroeiro da cidade, visto que a Padroeira é Senhora Sant'Ana, que fica na Matiz.

    Todos os anos dois lindos Pau d'arcos amarelos,que ficam bem em frente a capelinha de São Sebastião, mostram sua beleza, com lindas flores, embelezando  o lugar.




O que é um Ipê ou Pau d’arco? 


    O ipê é uma árvore do gênero Tabebuia (antes Tecoma), pertencente à família das bignoniáceas, podendo ser encontrada em seu estado nativo por todo o Brasil. Há muitos séculos, o ipê - também chamado de pau-d’arco, no Norte - vem sendo apreciado tanto pela excelente qualidade de sua madeira, quanto por seus efeitos ornamentais, decorativos, e até medicinais.
       


A árvore do ipê é alta, bem copada e, no período da floração, apresenta uma peculiaridade: fica totalmente desprovida de folhas. Estas dão lugar às flores - amarelas-ouro, brancas ou roxas – que estampam belas manchas coloridas nas paisagens do País. O ipê floresce de julho a setembro e frutifica em setembro e outubro. Sua madeira é bela, de cor castanho-oliva ou castanho-avermelhada, e com veios resinosos mais escuros. Após o período da floração, aparecem as folhas digitadas, com 5 a 7 folíolos. No inverno, porém, a árvore se apresenta totalmente despida de folhas e flores.

    A madeira do ipê é muito valorizada. Por sua resistência, dureza e flexibilidade sempre foi considerada uma madeira-de-lei. Uma outra vantagem que ela possui é a de aguentar bastante a umidade. Desse modo, a sua madeira é utilizada em construções civis e navais (produção de quilhas), em edificação de pontes, na confecção de postes e dormentes, de tacos de assoalho, vigamentos, esteios, bengalas, entre tantos outros. O ipê também é plantado em parques e jardins, servindo para a arborização urbana.



As diversas variedades de ipê recebem os respectivos nomes de acordo com as cores de suas flores ou madeira. Vale ressaltar que, de uma maneira geral, as bigoniáceas são distribuídas por 120 gêneros, com cerca de 800 espécies. As que mais se destacam, porém, são as seguintes:



1.ipê-amarelo ou ipê comum (tecoma longiflora) – pode atingir 25 metros de altura, sendo bastante encontrado em Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso e Goiás;




2.ipê-branco ou ipê-mandioca (tecoma Alba) – é encontrado nos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná;



3.ipê-tabaco (tecoma insignis) – a árvore é mais baixa que as demais, porém apresenta uma ramagem abundante;



4.ipê-contra-a-sarna (tecoma impetiginosa);



5.ipê-roxo ou ipê-rosa (tecoma heptaphylla) – é encontrado desde o Piauí até Minas Gerais, São Paulo e Goiás;



6.ipê-do-brejo (tecoma umbellata) – é mais comum nos alagados e mangues dos rios de Minas Gerais e São Paulo.


       A casca, a entrecasca e a folha do ipê possuem propriedades medicinais, sendo utilizadas no tratamento de amidalites, estomatites, infecções renais, dermatites, varizes e certas doenças dos olhos. Elas são consideradas também como antidiarréicas, antiinflamatórias,
antiinfecciosas, antitumorais, febrífugas e cicatrizantes.

    No entanto, nem todos sabem que, dentre o grande universo de plantas nativas do país, o ipê sempre foi considerado a árvore nacional brasileira. No dia 7 de dezembro de 1978, porém, a lei nº 6507 veio declarar que o pau-brasil (caesalpinia echinata) seria a Árvore Nacional e, a flor do ipê, a flor do símbolo nacional. Ela estabeleceu também, além disso, que o dia 3 de maio seria, dali por diante, o Dia do Pau-Brasil.



Semira Adler Vainsencher
Pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco
pesquisaescolar@fundaj.gov.brRecife 





19 comentários:

  1. Uma postagem linda. Muito colorida e perfumada. Adoro ver as árvores em flor. :))

    -
    Do Gil António, que se encontra doente, motivo porque não vos visita. Pedimos a compreensão: Hoje:- Luz no teu quarto ...Tentação do meu olhar
    .
    Bjos
    Resto de uma boa noite

    ResponderExcluir
  2. Um post lindo e colorido.
    Abraço e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  3. Un articolo interessante, che ho molto apprezzato
    Molto belle le foto
    Un saluto,silvia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Silvia, fico feliz que gostou, seja sempre bem vinda! Bjuss

      Excluir
  4. Uma bela postagem Adoro ipês e tenho várias postagens exaltando sua beleza . Árvore Nacional , sim o ipê bem que merece. Imensurável sua beleza . Abcs

    ResponderExcluir
  5. Oi Lourdes, são maravilhosos, como não se encantar com tanta grandiosidade e beleza!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Adorei essa partilha! De fato, o ipê é lindo e tem uma experiência para saber se o ano é bom ou não de inverno, se o ipê sustentar sua carga o ano será chuvoso, caso contrário a seca permanece. É uma experiência antiga e correta.
    Beijos carinhosos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Lúcia, muito bom saber dessa experiência, eu não sabia. mas lembrando realmente, tem anos que as sementes secam loo e caem do pé. Aqui por trás da minha casa tem ipês.
      Obrigada querida pela visita, seja sempre bem vinda! Abraçoss

      Excluir

Uma das coisas maravilhosas da vida é termos amigos, reais e virtuais. AMIGOS!
Obrigada pela visita e por deixar comentário. Sua presença me alegra e enriquece minhas postagens.
Sigam meus blogs, será um prazer.
http://filosofandonavidaproflourdes.blogspot.com.br/
https://professoralourdesduarte.blogspot.com.br/