Seguidores

segunda-feira, 12 de março de 2018

O SIGNIFICADO DAS ROSAS E SUAS CORES




O SIGNIFICADO DAS ROSAS E SUAS CORES

O que significam as Rosas:

Quem ama as rosas! Conheça um pouco sobre elas.



A beleza das rosas tornaram essas flores as mais populares, fazendo com que tenham inúmeros significados, dependendo de suas cores. Formadas por flores e flores, e sendo da família dos arbustos, as rosas possuem também espinhos. Normalmente, na natureza, são flores solitárias, com diversas pétalas e uma infinidade de cores, sendo também produzidas através de manipulação em laboratórios, criando assim novas tonalidades, entre elas o azul e o negro. As rosas existem há milhões de anos, há registros delas inclusive em fósseis.

A Rosa – Rosa spp -, que brota do arbusto conhecido como roseira, é uma das flores mais renomadas e semeadas em todo o Planeta. Desde tempos imemoriais elas nascem em jardins que, com sua presença, se tornam mais belos. 

Estudos apontam que a primeira delas foi gerada em terras asiáticas há pelo menos cinco mil anos,na  China, e neste país concretizaram-se acasalamentos entre as espécies Rosa gigantea e Rosa chinensis, no séc. XVIII. Até hoje a rosa é um dos vegetais mais elaborados, sofrendo constantemente novos procedimentos que selecionam outros espécimes.

Há cerca de trinta mil variedades, e a cada dia são empreendidas outras intervenções, com o objetivo de aperfeiçoar esta planta. Os primeiros frutos destes cruzamentos surgiram em 1867. Embora em sua configuração silvestre ela seja ainda mais ancestral. Pesquisadores encontraram fósseis desse vegetal que datam de 35 milhões de anos.



As rosas são conhecidas por seu aroma, pois onde passam deixam um cheiro muito marcante. Por esse motivo, as rosas, normalmente vermelhas e cor-de-rosa tornaram-se símbolos do amor e da paixão e estão sempre presentes na decoração de casamentos.

 ROSA DO DESERTO


1. As rosas-do-deserto são plantas exigentes em luz. Elas devem tomar pelo menos seis horas de sol por dia, caso contrário não florescem ou florescem pouco. Na falta de sol, também podem acontecer duas coisas: estiolamento (crescimento débil em comprimento) ou uma tendência em procurar luz, fazendo com que a planta fique torta para um só lado.




2. Temperatura

As Rosas do Deserto não gostam do frio. Em baixas temperatura, seu metabolismo fica muito lento, dormente. Quando expostas ao frio, as folhas ficam amarelas e caem. Deixam de florescer, e se estiverem floridas as flores caem. Nestas condições, as regas devem ser bem espaçadas, até porque não vão aproveitar muito as irrigações. Uma estufa seria uma saída interessante para manter a planta em crescimento vegetativo em locais com inverno mais rigoroso, como no sul do Brasil e nas regiões serranas.


A Rosa do Deserto pode ser propagada por sementes ou estacas. Se a opção for sementes, deixe-as de molho em água não clorada para se hidratarem. O tempo mínimo na água é de duas horas. Podem também ser plantadas sem este tratamento, mas neste caso o tempo para germinação aumentará em 2 a 3 dias.
 Depois de hidratadas, plante em recipientes individuais e bem identificados. Estes recipientes podem ser copinhos de plásticos de 200 ml ou bandejas de isopor com células individuais. As bandejas de 128 células, facilmente encontradas em agropecuárias, são ideais. O tempo para as sementes germinarem varia de 2 a 4 dias. Durante este período, mantenha o substrato constantemente úmido. 

Quando todas estiverem germinadas reduza a irrigação para uma ou duas vezes por dia e, a medida que forem crescendo, a irrigação deve ser gradativamente espaçada. As mudinhas devem ficar sob sol pleno para irem se acostumando a esta condição de luminosidade. O momento para o transplante é quando a mudinha estiver com 3 pares de folhas definitivas. Depois de 6 a 8 meses de germinadas as pequenas plantas começam a florescer. 

Outra forma de propagá-las é por estacas. Aproveite as podas para fazer mudas por estaca, mas lembre-se que essas mudas não desenvolvem caudex como as originárias de semente. Veja mais sobre a propagação por estaquia em: Estaquia da rosa-do-deserto (com vídeos) 

6. Adaptação

Se você comprou sua planta num viveiro ou supermercado, é normal as folhas e flores caírem, não se preocupe. As folhas vão amarelecer e cair, assim como as flores. Isto é normal, pois elas mudaram drasticamente de ambiente. Não faça transplante e nem adube até que sua planta esteja totalmente adaptada ao novo local, demonstrando crescimento.



Significados das Cores das Rosas




Rosas Vermelhas: paixão, amor ardente, respeito, coragem, admiração;


Rosas Amarelas: amor platônico, ou amor entre amigos, felicidade;

Rosas Brancas: simboliza a paz, inocência e pureza;


Rosas Azuis: significa verdadeiro amor eterno, forte e raro, mistério, conquista daquilo que é impossível;


Rosas Champanhe: admiração, simpatia, fidelidade entre o casal;



Rosas Cor de Rosa: amor, carinho;

Rosas Cor de Rosa Escuro: gratidão;



Rosas Cor de Rosa Claro: admiração e simpatia;



Rosas Chá: respeito e admiração;


Rosas Cor de Laranja: deslumbramento e encanto;


Rosas Coral: desejo e entusiasmo;

Rosas Lilás: amor à primeira vista;



Rosa Roxa: amor de mãe.

ESSA ROSA É PRA VOCÊ.


Amigos e visitantes, caso identifiquem que me confundi com alguns tipos de rosas, deixe no comentário qual devo corrigir, ficarei grata.

FONTES:
http://www.compremudas.com.br/rosa-do-deserto-lm18/p


Sintam o perfume das rosas, admire-as e tenham uma semana perfumada e feliz!




13 comentários:

  1. Tanta coisa que aprendi hoje sobre as rosas.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Bom dia. Publicação Sublime. :))

    Hoje:- Âmago em transparências
    .
    Bjos
    Votos de uma boa Terça - Feira.

    ResponderExcluir
  3. Fiquei a conhecer muito mais sobre estas maravilhosas flores que são as rosas a minha cor favorita é a amarela.
    Um abraço e boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderExcluir
  4. Fascino del fiore "rosa" in tutte le sue manifestazioni e colori
    Un saluto,silvia

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde Lourdes!
    Eu como amo rosas,adorei saber um pouco mais sobre elas.
    Bjs-Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Carmem! Também amo rosas.Obrigada pela visita,abraços

      Excluir
  6. Oi Lourdes, são mesmo maravilhosas, desde as mais simples até as raras, amo!
    Obrigada pela visita e carinhoso comentário, abraçao!!

    ResponderExcluir
  7. Uma partilha que nos acresce em conhecimentos e embeleza nosso olhar com a magnitude de cada rosa. Ofereço a você a rosas cor de rosa claro simbolizando minha admiração e simpatia por você.
    Abraços afetuosos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada minha querida Lúcia! Amei a rosa guardarei no meu coração.Você é uma amiga lindaa.Abraços

      Excluir

Uma das coisas maravilhosas da vida é termos amigos, reais e virtuais. AMIGOS!
Obrigada pela visita e por deixar comentário. Sua presença me alegra e enriquece minhas postagens.
Sigam meus blogs, será um prazer.
http://filosofandonavidaproflourdes.blogspot.com.br/
https://professoralourdesduarte.blogspot.com.br/