Seguidores

sexta-feira, 13 de abril de 2018

AS BORBOLETAS TRANSFORMAÇÃO OU METAMORFOSE




AS BORBOLETAS


Da minha janela vejo passar as borboletas
Que voam para o jardim à procura de violetas.
E eu assisto ao espetáculo da minha janela.
Sol, borboletas, flores, mais uma primavera.


As borboletas coloridas trazendo sua beleza
O campo, o jardim, perfeita natureza!
E eu contemplo tudo em oração
Pois é do ano a mais bela estação!


Do jardim, eu sinto o perfume
E da minha janela, o costume
De apreciar a paisagem.


As borboletas que passam agora
E o vento que sopra lá fora
Assobiando de passagem.


 Borboleta é um inseto voador, que possui dois pares de asas. São todos os insetos alados da família dos lepidópteros diurnos. São encontrada na natureza com diversas cores e tamanhos. As borboletas se alimentam basicamente do nectar das flores e sumo em decomposição dos frutos. Ficam longos períodos em jejum, durante as migrações. Algumas conseguem voar mais de 2 200 km. Na fase de larva, comem as folhas das plantas hospedeiras.



As borboletas e as mariposas estão entre os mais belos animais da natureza, com suas cores fantásticas e voo suave. Você sabia que as borboletas habitam o mundo inteiro e podemos encontrá-las em maior número nos trópicos? Existem mais de 20 mil espécies e entre as famílias mais comuns estão as azuis, as marrons e as brancas.
Alguns animais vão se transformando durante a vida e só depois da transformação é que tornam se adultos. É o caso deste lindo ser.



TRANSFORMAÇÃO OU METAMORFOSE


São seres que sofrem metamorfose, ou seja, sofrem mudanças em seu corpo até se tornarem adultos. Como os indivíduos jovens e adultos são completamente diferentes, dizemos que a metamorfose das borboletas é completa. A vida de uma borboleta pode ser dividida em quatro estágios: ovo, larva, pupa (ou crisálida) e adulto.


A lagarta passa o tempo todo se alimentando de folhas e prefere a noite para sair à procura de alimento, pois durante o dia ela dorme.
Em certo momento de sua vida, depois de comer bastante, a lagarta fica pendurada em um galho e vira crisálida. Dentro do casulo, fica protegida e vai se transformando. Quando ela está pronta, rompe-o e desdobra as asas. Suas asas ainda estão molhadas e somente quando estiverem secas a borboleta parte para o seu primeiro voo.


Então podemos dizer que o ciclo de vida da borboleta segue as etapas: ovo, larva, pupa (desenvolve dentro da crisálida) e imago (fase adulta).
Algumas espécies migram por longas distâncias e fazem “amizade” com outros insetos. No reino animal, os insetos criam uma relação simbiótica, ou seja, é uma relação entre animais de diferentes espécies que se ajudam mutuamente.
As borboletas voam bastante durante o dia a procura de alimento. Algumas se alimentam de néctar, sucos de frutas e de plantas; isso dependerá de cada espécie.
As borboletas enxergam bem as cores, especialmente, tons fortes como o vermelho, verde e amarelo.

 Os olhos e antenas ajudam a identificar o alimento e também a pressentir qualquer situação de perigo. Suas patas possuem sensibilidade para identificar as plantas tóxicas que seriam prejudiciais para elas.  Em sua boca, há uma língua bem grande para sugar os alimentos, que parece até uma tromba de elefante!
As borboletas são diferentes entre si. Elas possuem desenhos diferentes em suas asas e são muito curiosos. Algumas possuem desenhos que se confundem com uma casca de árvore, folhas e até a aparência de animais.
As borboletas são ótimos agentes polinizadores, ou seja, elas ajudam a espalhar as sementes e o pólen das flores.



Simbologia da Borboleta

No Japão, a borboleta é o símbolo da mulher, por ser rápida e graciosa. É também o símbolo da felicidade no casamento, sendo representado por duas borboletas. Outra simbologia das borboletas é que elas viajam muito, e por isso podem anunciar a morte de uma pessoa próxima.



12 comentários:

  1. E' moltissimo tempo che non vedo più voli sinuosi di farfalle nella mia città di Roma.
    Molto belloiltuo articolo, buon fine settimana, silvia

    ResponderExcluir
  2. Bom dia. Que publicação tão rica. Adoro borboletas. Parabéns .

    Hoje:- Sou a flor que renasce na primavera.
    -
    Bjos
    Votos de um Óptimo Sábado

    ResponderExcluir
  3. Que maravilha de post. Adoro borboletas. São tão lindas!
    Abraço e bom fim-de-semana

    ResponderExcluir
  4. E como é linda a metamorfose,sair do casulo e abrir asas para a vida.
    Bjs amiga Lourdes.
    Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  5. Animais tão lindos, símbolo da beleza e fragilidade de todo o ser que deseja ser livre, voar, e que, preso, fenece e morre.
    Desejamos um colorido abril!
    Bíndi e Ghost

    ResponderExcluir

Uma das coisas maravilhosas da vida é termos amigos, reais e virtuais. AMIGOS!
Obrigada pela visita e por deixar comentário. Sua presença me alegra e enriquece minhas postagens.
Sigam meus blogs, será um prazer.
http://filosofandonavidaproflourdes.blogspot.com.br/
https://professoralourdesduarte.blogspot.com.br/